Avançar para o conteúdo

Lançam ataque com mísseis

Israel e os Estados Unidos lançaram um ataque com mísseis no centro e norte de Teerão, numa operação que aumenta significativamente a tensão no Médio Oriente. Segundo fontes oficiais citadas pela imprensa internacional, os ataques terão visado infraestruturas consideradas estratégicas, incluindo instalações associadas ao programa militar iraniano.

O governo israelita justificou a ação como uma medida preventiva face a ameaças consideradas iminentes, enquanto a administração norte-americana afirmou tratar-se de uma resposta coordenada a atividades que classificou como desestabilizadoras na região. Num comunicado enviado às 8h15 (hora local), a Defesa de Israel confirma que foi um “ataque preventivo contra o Irão” que visa “eliminar as ameaças” e deixa um aviso aos israelitas: “Espera-se um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e a sua população civil no futuro imediato“.

Teerão confirmou explosões em várias áreas e prometeu “resposta firme”, acusando Washington e Telavive de violação da soberania iraniana. As forças armadas iranianas colocaram unidades em estado de alerta máximo, enquanto aliados regionais acompanham com preocupação a evolução dos acontecimentos.

A comunidade internacional apela à contenção. A ONU pediu moderação às partes envolvidas, alertando para o risco de escalada militar com consequências imprevisíveis para a estabilidade global, mercados energéticos e segurança internacional.

menu toggle
Explorar:
Atualidade Famosos Noticias Receitas > Política de Privacidade > Termos de Uso > Contacto