O Ascensor da Glória, inaugurado em 1885, é um dos símbolos do património lisboeta e transporta milhares de turistas todos os meses entre os Restauradores e o Bairro Alto.
Uma investigação técnica levada a cabo pela Inspeção-Geral do Ambiente e Transportes (IGAT) e pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) detetou falhas e omissões nos procedimentos de manutenção do histórico Ascensor da Glória, em Lisboa. O relatório preliminar, divulgado esta segunda-feira, aponta para deficiências nos registos de inspeção e na atualização de peças mecânicas, algumas das quais em uso há mais de duas décadas.
Segundo o documento, as rotinas de verificação preventiva não estavam a ser cumpridas com a frequência exigida e certos componentes críticos, nomeadamente cabos de tração e sistemas de travagem, apresentavam sinais de desgaste acentuado.
De acordo com a agência Lusa, “o cabo instalado não estava conforme com a especificação” da Carris para utilização no ascensor da Glória, nem “estava certificado para utilização em instalações para o transporte de pessoas“. Mais adianta que, o relatório das inspeções previstas para o dia do acidente “estão registadas como executadas, embora detenha evidências de que não foram feitas no período horário indicado na correspondente folha de registo“.
Explorar